sexta-feira, 2 de maio de 2008




Foi difícil escolhermos uma matéria , visto que estas mudam a cada período e o curso de biologia é muito rico e informativo .Porém , uma que vemos desde o início e estamos dando continuidade (também em relação ao professor ) é a zoologia.
Tem sido ótimo entendermos um pouco mais do reino animal , seu habitat , funções , meios de defesa , alimentação ,dentre outros ...
Estamos neste período estudando os equinodermas. São animais exclusivamente marinhos, como a estrela-do-mar, o ouriço-do-mar e o pepino-do-mar. São cerca de 5500espécies, de tamanhos médios, nunca sendo muito grandes ou pequenos.

São características exclusivas dos equinodermos:
Sistema hidrovascular, constituído por vasos em cujo interior, circula água;
Formações existentes na superfície do corpo dotadas de mandíbulas e acionados por músculos;
Endoesqueleto calcário: o esqueleto interno, recoberto pela epiderme de origem mesodérmica e constituído por placas calcárias que, em algumas espécies, emitem espinhos;

Resumindo as características do grupo, podemos dizer que os equinodermos são animais triblásticos, celomados, deuterostômios e de simetria radial de base pentarradiada quando adustos. As larvas apresentam simetria bilateral.
O corpo da estrela-do-mar apresenta-se formado por um disco central do qual partem,radialmente, cinco braços triangulares. Em algumas estrelas, o número de braços pode chegar a vinte ou mais. Os secos são separados. Em cada braço há um par de gônados. Cada uma destas possui um pequeno canal que se abre num poro situado na parte superior do disco central. A estrela-do-mar possui um grande poder de regeneração.
O ouriço-do-mar, chamado de pindá pelos indígenas, vive em buracos de rochas aonde chega a água domar. Seu corpo tem a forma de um globo achatado e é coberto por espinhos e, entre eles, pedicelárias.
Os pepino-do-mar são animais de corpo alongado e mole. Suas placas calcárias são pequenas e não se soldam como ocorre no ouriço-do-mar. Os equinodermos ofiuróides assemelham-se às estrelas-do-mar, mas seus braços são muito finos. Esses braços são articulados e capazes de movimentar água.
O lírio-do-mar possui um pedúnculo pelo qual se fixa ao solo marinho ou a recifes de corais. Na extremidade do pedúnculo existe um disco em forma de cálice do qual partem cinco braços ramificados. Alguns desses braços são capazes de se soltar e flutuar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lindo seu blog!!!
Parabéééééns :)

Anônimo disse...

gostei do pepino do mar!!

Anônimo disse...

super informativo esse blog! gostei!