domingo, 13 de abril de 2008

5 coisas que o biólogo deve e não deve fazer


5 coisas que o biólogo deve fazer:

.Ter em mente que nosso trabalho está inteiramente ligado a inovação e ao descobrimento
.Preservar e defender a vida , seja qual for a forma em que esta se apresenta.
.Buscar defender ou recuperar áreas já atingidas pela ambição humana.
.Conscientizar a população de que, se todos tem direito a condições básicas para sobreviverem , tem também deveres que devem ser cumpridos rigorosamente.
.Se mostrar presente e disposto a colaborar com instituições e projetos que visam a melhoria do mundo em geral.



5 coisas que o biólogo NÃO deve fazer :
.Agir por impulso ou interesse financeiro , sem pensar nas consequências de seus atos.
.Degradar/poluir o meio ambiente.
.Prejudicar a reputação e o trabalho de outro biólogo.
.Negar ajuda e disposição para conseguirmos um mundo mais equilibrado.
.Não obedecer o código de ética do profissional

Ecologia Social

É fácil compreendermos o que este termo significa quando sabemos o significado das duas palavras em questão.Em sua origem , ecologia significa : eco = casa / logia = estudo , logo é o estudo das interações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente.Portanto , temos como ecologia social a interação da sociedade com o meio diante de suas constantes modificações (urbanização , etc...) reclamando justamente as dimensões comunitárias do social.

'' A segunda - a ecologia social - não quer apenas o meio ambiente. Quer o ambiente inteiro. Insere o ser humano e a sociedade dentro da natureza. Preocupa-se não apenas com o embelezamento da cidade, com melhores avenidas, com praças ou praias mais atrativas. Mas prioriza o saneamento básico, uma boa rede escolar e um serviço de saúde decente. A injustiça social significa uma violência contra o ser mais complexo e singular da criação que é o ser humano, homem e mulher. Ele é parte e parcela da natureza.
A ecologia social propugna por um desenvolvimento sustentável. É aquele em que se atende às carências básicas dos seres humanos hoje sem sacrificar o capital natural da Terra e se considera também as necessidades das gerações futuras que têm direito à sua satisfação e de herdarem uma Terra habitável com relações humanas minimamente justas.''

Leonardo Boff

Nenhum comentário: