segunda-feira, 24 de março de 2008

Corte Seletivo da Amazônia abre caminho para desmatamento


Sabemos que a Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer ainda identificadas pelo homem, desaparecem dia a dia.
Segundo pesquisas ,a estimativa é de que , quase 40 % das terras que sofrem a extração das árvores para fins comerciais acabam sendo devastadas por completo num prazo de 4 anos , quando não menos.
O corte seletivo merece grande atenção dos ambientalistas e de todos nós , cidadãos conscientes , pois este vem sendo anunciado como o '' prenúncio'' da devastação total dessa área explorada .
O que não colabora para a preservação e agrava ainda mais o problema é que ,como a mata não é toda derrubada (somente as espécies de valor comercial são cortadas e levadas a serraria), esta se torna '' invisível'' aos satélites e as estradas feitas pelos madeireiros acabam abrindo ainda mais caminhos para tais práticas.

(Isabela)

Nenhum comentário: