quarta-feira, 11 de junho de 2008
É etico ou não um biologo trabalhar em uma usina nuclear ?
A questão não está simplesmente na ética , pois a ética é a ciência da moral, estando portanto relacionada com a conduta de cada pessoa dentro da sociedade.
Para debater este tema devemos colocar umas observações importantes ,como por exemplo: o que é ciência? , uma vez que o personagem envolvido é o interessado nas questões.
Einstein dizia que Ciências é como qualquer empresa humana, condicionada a psicologia humana, ou seja , tudo que é influenciado pela psicologia humana, assim como a ética e a moral tem que ser avaliado no contexto.
Vamos lá fazer uma viagem nos modelos de produção de energia que nós temos.
Usina hidrelétrica
Produz cerca da biodiversidade, poluição hídrica, deslocamento de massa no planeta, liberação de metano que é 20 vezes mais causador do efeito estufa que o CO2 entre outros gases .
Combustíveis fósseis
Produz aquecimento global, risco de várias nações sumirem do mapa devido ,o aumento dos níveis do oceano, doenças respiratórias, entre outras .
Os demais meios não suprem a necessidade do ser humano.
Usina nuclear
Não polui, não impacta o meio ambiente de forma significativa, é o único lixo que sabemos onde está ; nunca deve cair no erro de comparar os modelos atuais de usina como a usina da antiga União Soviética. Para se construir uma usina nuclear igual a de Angra II , precisamos apenas de 2 km quadrados.
Ou seja, é nisto que o biólogo deve comparar , o resto é só especulação.
Concluindo
Tanto a usina nuclear quanto hidroelétrica possuem riscos ao ecossistema e a nossa saúde. Um risco que devemos correr pois precisamos da energia elétrica que elas nos oferecem.
Na questão da ética ( a verdade em que eu acredito) ,se um biólogo deve trabalhar na usina nuclear, creio que ele deve, pois é bem mais seguro ter lá dentro alguém que entenda do funcionamento e dos riscos , do que qualquer um .
O biólogo estará pondo em prática o código de preservar a vida o máximo possível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário