domingo, 8 de junho de 2008
Saber Cuidar - Leonardo Boff
Trechos mais interessantes :
"Inicialmente não há , pois , distância entre nós e a Terra. Formamos uma mesma realidade complexa, diversa e unica. Foi o que testemunharam os vários astronautas , os primeiros a comtemplar a Terra de fora da Terra. Disseram no enfaticamente : daqui da Lua ou abordo das nossas naves espaciais não notamos diferença entre Terra e humanidade , entre negros e brancos, democratas ou socialistas , ricos e pobres. Humanidade Terra formamos uma única realidade esplêndida, reluzente e , ao mesmo tempo , frágil e cheia de vigor. Essa percepção não é ilusória. É radicalmente verdadeira.
Dito em termos da moderna cosmologia : somos formados com as mesmas energias, com os mesmos elementos fisico-químicos , dentro da mesma rede de relações de tudo com tudo que atuam há 15 bilhões de anos, desde que o Universo , dentro de uma incomensurável instabilidade (big-bang = inflação e explosão) , emergiu na forma que hoje conhecemos.Conhecendo um pouco esta história do Universo e da Terra , estamos conhecendo a nós mesmos e a nossa ancestralidade ."
" Só podemos entender o se humano - Terra se o conectarmos com todo esse processo universal : nele os elementos materiais e as energias sutis conspiraram para que el elentamente fosse sendo gestado , e finalmente , pudesse nascer ".
"Dar centralidade ao cuidado não significa deixar de trabalhar e de intervir no mundo. Significa renunciar à vontade de poder que reduz tudo a objetos , desconectados da subjetividade humana. Sugnifica recusar-se a todo depotismo e a toda dominação. Significa impor limites à obsessão pela eficácia a qualquer custo. Significa derrubar a ditadura da racionalidade fria e abstrata para dar lugar ao cuidado.Significa organizar o trabalho em sintonia com a natureza, seus timos e suas indicações.Significa respeitar a comunhão que todas as coisas entretêm entre si e conosco. Significa colocar o interesse coletivo da sociedade , da comunidade biótica e terrenal acima dos interesses exclusivamente humanos. Significa colocar-se junto e ao pé de cada coisa que queremos transformar para que ela não sofra , não seja desenraizada de seu habitat e possa manter as condições de desenvolver-se e co-evoluir junto com os seus ecossistemas e com a própria Terra, Significa captar a presença do Espírito para além de nossos limites humanos , no universo , nas plantas , nos organismos vivos , nos grandes símios , chimpanzés e orangotangos , portadores também de sentimentos , de linguagem e de hábitos culturais semelhantes aos nossos. "
" Não foi a luta pela sobrevivência do mais forte que garantiu a persistência da vida e dos indivíduos até os dias de hoje , mas a cooperação e a co-existência entre eles. "
" Concluindo : essas ressonâncias , entre outras , são eco do cuidado essencial . Trata-se de vozes diferentes cantando a mesma cantilena . É o amor , a justa medida , a ternura , a carícia , a cordialidade , a convivialidade e a compaixão que garantem a humanidade dos seres humanos.Através desses modos-de-ser , os humanos continuamente realizam sua autopoiese , vale dizer , sua autoconstrução histórica . Simultaneamente constroem a Terra e preservam as tribos da Terra com suas culturas , seus valores , seus sonhos e suas tradições espirituais . "
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário